Agência France-Presse
postado em 24/06/2014 09:29
Mombaça - Pelo menos cinco pessoas morreram em um ataque durante a noite contra uma localidade da costa queniana, em uma região onde ações similares provocaram quase 60 mortes nas últimas semanas. "Aconteceu outro ataque e cinco pessoas morreram em uma pequena localidade perto de Witu, que fica a 20 km de Mpeketoni", afirmou uma fonte da polícia de Lamu, arquipélago turístico que fica a 40 km de Witu.Quase 50 pessoas morreram em um ataque no dia 15 de junho na localidade de Mpeketoni. Stephen Ikua, prefeito do cantão de Lamu, confirmou o ataque, mas não o balanço. Os islamitas somalis shebab, vinculados à Al-Qaeda, reivindicaram o ataque de Mpeketoni e alegaram que foi uma represália pela intervenção militar queniana na Somália.
Mas o presidente queniano Uhuru Kenyatta negou o envolvimento dos shebab e atribuiu os ataques a "redes políticas locais vinculadas a grupos criminosos" e apontou para, sem citar o nome, oposição liderada por Raila Odinga.
O Quênia foi cenário de vários ataques e atentados atribuídos aos shebab ou a seus simpatizantes desde que seu exército entrou na Somália em outubro de 2011 para lutar contra os islamitas somalis.