Mundo

Al-Qaeda faz fusão com jihadistas em cidade na fronteira Síria-Iraque

A aliança permite ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante estar dos dois lados da fronteira, pois já controla a localidade de Al-Qaim no Iraque

Agência France-Presse
postado em 25/06/2014 10:04
Beirute - O grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) e a Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, decidiram por uma fusão em Bu Kamal, a principal localidade na fronteira entre Síria e Iraque, informou uma ONG. A aliança permite ao EIIL estar dos dois lados da fronteira, pois já controla a localidade de Al-Qaim no Iraque, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Militares iraquianos realizam operação em Kirkuk, para reforçar as tropas curdas
[SAIBAMAIS]A fusão coincide com o avanço do EIIL na província de Deir Ezor, da qual Bu Kamal faz parte, no leste da Síria, segundo a ONG. "São rivais, mas ambos são jihadistas e extremistas. Este juramento de lealdade provocará tensões com outros grupos rebeldes, incluindo os islamitas, que controlavam a cidade e seus arredores", afirmou o porta-voz do OSDH, Rami Abdel Rahman.



Cansados dos atropelos atribuídos ao EIIL e de seus objetivos hegemônicos, os rebeldes islamitas e "moderados" e a Frente Al-Nosra lutavam desde janeiro contra os ex-aliados nas áreas sob seu controle. Antes eram aliados na guerra contra o regime sírio de Bashar al-Assad.

O EIIL controla a província de Raqa (norte) e partes da província de Hasaka (nordeste) e Deir Ezor (leste). Nas regiões norte e leste da Síria, mais de seis mil pessoas morreram em confrontos desde janeiro, segundo o OSDH. O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, afirmou que a Frente Al-Nosra é o braço oficial da Al-Qaeda na Síria, marginalizando assim o EIIL, que desejava impor-se como o representante da rede extremista, tanto no Iraque como na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação