Agência France-Presse
postado em 25/06/2014 10:48
Kandahar - Cerca de 800 talibãs estão combatendo o exército afegão na província de Helmand (sul) depois de terem lançado uma ofensiva há cinco dias, causando a morte de mais de 150 homens, anunciaram nesta quarta-feira (25/6) as autoridades afegãs. Nos combates, morreram dezenas de talibãs, segundo o ministério do Interior.De acordo com o porta-voz da província de Helmand, Omar Zwak, os enfrentamentos também cobraram a vida de 21 soldados e 40 civis. O conflito ilustra as dificuldades que o governo afegão está encontrando para combater o avanço dos talibãs, enquanto que as tropas da Otan, lideradas pelos Estados Unidos, se preparam para deixar o país.
Zwak acrescentou que os combates acontecem em quatro distritos do norte de Helmand: Sangin, Nowzad, Kajaki e Musa Qala. Zwak também afirmou que mais de 2.000 famílias tiveram de abandonar suas casas devido aos combates.
Os talibãs colocaram artefatos explosivos nas estradas e em várias aldeias para impedir a progressão das forças afegãs. O ministério da Defesa declarou que os talibãs estão aproveitando as brechas na segurança deixadas pela retirada da Aliança Atlântica.