Mundo

Líder xiita Moqtada al-Sadr rejeita apoio militar dos EUA ao Iraque

Moqtada garantiu que aceitará "apoio internacional apenas de países que não ocuparam o Iraque"

Agência France-Presse
postado em 25/06/2014 18:35
Najaf - O líder xiita Moqtada al-Sadr declarou nesta quarta-feira (25/6) que é contrário à presença de assessores militares americanos no Iraque, após a reunião desses conselheiros com autoridades militares iraquianas.

Em pronunciamento pela televisão, transmitido da cidade sagrada xiita de Najaf, Moqtada al-Sadr garantiu que aceitará "apoio internacional apenas de países que não ocuparam o Iraque". "Faremos a terra tremer sob os pés da ignorância e do extremismo", acrescentou, referindo-se à vasta ofensiva lançada pelos insurgentes sunitas há duas semanas.

Desde 9 de junho, os sunitas já assumiram o controle de amplas faixas do território no norte e no oeste do país.



As declarações de Moqtada al-Sadr foram feitas pouco depois de uma parada de militantes armados em Sadr City, no norte de Bagdá. Esses combatentes permaneceram fiéis a Al-Sadr e se comprometeram a impedir o avanço dos insurgentes que ameaçam dividir o Iraque.

Os insurgentes, que se apresentam como os "jihadistas" do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), têm como objetivo criar um Estado islâmico em uma área entre Síria e Iraque.

Em um primeiro momento, a ofensiva surpreendeu as forças de segurança iraquianas. Mas os militares conseguiram se recompor, principalmente, graças aos reforços de combatentes xiitas.

O Exército do Mahdi, liderado por Moqtada al-Sadr, enfrentou as forças americanas durante a invasão dos Estados Unidos ao Iraque. Até o momento, essas tropas estão inativas, mas Al-Sadr já prometeu combater os rebeldes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação