Mundo

Justiça ordena extradição de suspeito de ataque a Museu Judaico de Bruxelas

O suspeito pretende recorrer da sentença, segundo o advogado Apolin Pepiezep

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 08:43
Versalhes - A justiça francesa ordenou nesta quinta-feira a extradição para a Bélgica de Mehdi Nemmouche, suspeito de matar quatro pessoas em 24 de maio no Museu Judaico de Bruxelas.

O tribunal de apelações de Versalhes (sudoeste de Paris) tomou a decisão "em execução a um mandato de prisão europeu, emitido em 31 de maio, por assassinato em um contexto terrorista". O suspeito pretende recorrer da sentença, segundo o advogado Apolin Pepiezep, o que pode adiar a extradição.

Mehdi Nemmouche é acusado de abrir fogo no Museu Judaico de Bruxelas e matar duas pessoas de nacionalidade israelense, uma aposentada francesa e um funcionário belga, que faleceu posteriormente vítima dos ferimentos.



Durante a análise do pedido belga, o suspeito indicou ao tribunal de apelações que não seria contrário à extradição, desde que o governo da Bélgica apresentasse a garantia de que não será extraditado a Israel.

Em tese, Israel pode reclamar a Bruxelas a entrega do réu, em função de uma convenção europeia sobre as extradições e pelos dois cidadãos do país mortos no ataque.

O suspeito, um jovem delinquente que parece ter abraçado o islã radical na prisão, tem três dias para apresentar um recurso e o tribunal terá prazo de 40 dias para anunciar uma decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação