Mundo

Exército sírio ataca insurgentes na fronteira, diz premiê do Iraque

Segundo a emissora britânica, Maliki "recebe favoravelmente" os ataques aéreos contra os insurgentes liderados pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL)

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 08:59
Bagda - O exército sírio executou nesta semana ataques aéreos contra insurgentes do lado sírio da fronteira com o Iraque, afirmou o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, em entrevista à BBC.

[SAIBAMAIS]Segundo a emissora britânica, Maliki "recebe favoravelmente" os ataques aéreos contra os insurgentes liderados pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Maliki reagiu assim a informações divulgadas pela imprensa sobre ataques aéreos em território iraquiano. Mas o primeiro-ministro disse que aconteceram em território sírio.

Os ataques aconteceram depois que os insurgentes do EIIL assumiram o controle da cidade iraquiana de Al-Qaim (oeste), na fronteira com a Síria.



O objetivo do EIIL, que lidera os insurgentes, é criar um Estado islâmico em uma região entre o Iraque e a Síria.

As forças iraquianas têm dificuldades para impedir o avanço dos insurgentes e recuperar os territórios ocupados por estes últimos ao oeste e ao norte de Bagdá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação