Mundo

Ex-governador de Tóquio funda, aos 82 anos, o "Partido da Próxima Geração"

Ishihara, que já foi escritor de sucesso e tem uma forte tendência política de direita nacionalista

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 10:04
Tóquio - O ex-governador de Tóquio Shintaro Ishihara, um influente político de 82 anos, e vários de seus seguidores septuagenários fundaram no Japão o "Partido da Próxima Geração".

"É nosso dever liderar as pessoas da próxima geração", declarou Ishihara durante uma entrevista coletiva para apresentar o novo partido, que conta com a presença de Antonio Inoki, um ex-lutador de 71 anos que virou político.

Ishihara, que já foi escritor de sucesso e tem uma forte tendência política de direita nacionalista, renunciou em outubro de 2012 ao cargo de governador da metrópole de Tóquio, posto que ocupava desde 1999.



Depois da renúncia, Ishihara se uniu ao pequeno Partido da Alvorada, antes de formar uma aliança com o prefeito de Osaka, Toru Hashimoto, que também fundou o próprio partido no fim de 2012, a Associação para a Restauração do Japão. A aliança termina agora com a criação do Partido da Próxima Geração.

Ishihara, considerado um político provocador, construiu sua popularidade com um discurso nacionalista e com críticas recorrentes à China e aos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação