Mundo

Presidente egípcio alerta que jihadistas ameaçam toda a África

"Os dirigentes devem enfrentar com força esta praga para preservar a dignidade de nossas populações e nossas economias", afirmou

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 12:04
Malambo - O presidente egípcio, Abdel Fatah al Sissi, advertiu que a África está ameaçada pelo terrorismo transfronteiriço dos grupos jihadistas, durante a abertura da cúpula da União Africana (UA) nesta quinta-feira, em Malabo.

[SAIBAMAIS]"Os dirigentes devem enfrentar com força esta praga para preservar a dignidade de nossas populações e nossas economias", afirmou. "Condenamos qualquer forma de terrorismo", insistiu, assegurando que isso "destrói os Estados, as populações e a religião".

"Este perigo comum comum nos obriga a reforçar nossa cooperação em termos de segurança", disse ainda. Sissi fez referência em seu discurso à Líbia, mergulhada no caso, e enfatizou a importância que este país recupere "a unidade e a integridade em seu território".



Muito aplaudido, o ex-chefe do exército marcou, com sua presença, a volta do Egito à UA, da qual foi suspenso depois do golpe de Estado de julho de 2013 contra seu predecessor, o islamita Mohamed Mursi.

A cúpula da UA tratará da progressão jihadistas em um continente onde ataques e atentados são quase diários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação