Mundo

Irã lamenta exigências de grandes potências em negociações nucleares

"O Irã está preparado para uma solução e fez propostas racionais", declarou o ministro das Relações Exteriores

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 12:17
Teerã - O Irã fez propostas racionais nas negociações sobre seu programa nuclear, mas as exigências excessivas das grandes potências podem impedir um acordo até a data limite de 20 de julho, indicou nesta quinta-feira o chanceler iraniano.

[SAIBAMAIS]"O Irã está preparado para uma solução e fez propostas racionais", declarou o ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, segundo a agência oficial Irna. "Mas as exigências excessivas da outra parte podem impedir um acordo. Neste caso, o mundo saberá quem é o responsável pelo bloqueio das negociações nucleares", acrescentou.

As grandes potências e o Irã, ainda longe de um acordo, decidiram na semana passada intensificar o ritmo de suas negociações, com a esperança de alcançar um acordo na data limite de 20 de julho, e voltarão a se reunir no dia 2 de julho em Viena.

O Grupo 5%2b1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e a República Islâmica negociam desde o início do ano um acordo histórico que garanta às grandes potências que Teerã não buscará se dotar de uma bomba atômica em troca do levantamento das sanções internacionais.



Dois temas-chave bloqueiam as discussões. O primeiro é o enriquecimento de urânio, que torna possível em alto grau obter o combustível para uma arma nuclear. O Irã, que sempre afirmou que seu programa nuclear era puramente civil, insiste na possibilidade de conservar sua capacidade de enriquecimento.

O segundo ponto é o ritmo do levantamento das sanções depois de um eventual acordo. O acordo temporário de novembro de 2013, que tornou possível lançar a negociação, prevê descongelar as sanções por um montante de 4,2 bilhões de dólares.

Nem o Irã, nem os países do 5%2b1 propõem de maneira pública prolongar a discussão por outros seis meses, uma possibilidade prevista pelo acordo temporário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação