Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pedidos de socorro são encontrados por clientes em etiquetas de roupas

Três mulheres encontraram frases de supostos trabalhadores, que denunciavam situação degradante de trabalho

;Forçados a trabalhar exaustivamente por horas;. Este é um dos pedidos de socorro de supostas vítimas de trabalho escravo que foram encontrados em etiquetas de roupas em pelo menos dois países. O caso repercutiu internacionalmente e fez a cadeia britânica de lojas Primark abrir uma investigação. As mensagens foram descobertas por duas jovens do País de Gales, em vestidos comprados por elas. Há ainda o relato de uma mulher na Irlanda do Norte, que afirma ter encontrado uma mensagem escondida no bolso de uma calça.



A Primark relatou que os rótulos das duas peças compradas no País de Gales parecem ser de um tipo semelhante e estavam à venda na mesma época, em 2013. No entanto, foram feitas em dois países diferentes e muito distantes um do outro. Sobre a calça com o bilhete, na Irlanda do Norte, a empresa disse que a linha de produtos é do início de 2009 e o último lote vendido no país foi em outubro daquele ano. ;Achamos muito estranho que este caso também veio à luz tão recentemente, uma vez que as calças foram à venda há quatro anos;, ponderou.

A nota também nega a prisão ou outro trabalho forçado de qualquer tipo nas fábricas. Inspeções são realizadas periodicamente por uma ;equipe de mais de 45 profissionais dedicados à manutenção dos padrões;.