Mundo

Presidente israelense Peres recebe uma das mais altas distinções americanas

Ele recebeu uma Medalha de Ouro do Congresso americano durante uma cerimônia em Washington

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 13:54


Washington -
O presidente de Israel, Shimon Peres, a um mês do final de seu mandato, recebeu nesta quinta-feira (26/6) a Medalha de Ouro do Congresso americano durante uma cerimônia em Washington a qual confessou sua admiração pelo "sonho americano".

"Muitas pessoas dizem que sou um sonhador", declarou em um discurso Peres, sob a cúpula do Capitólio, sede do Congresso. "Suponho que é por isso que sempre me sinto em casa nos Estados Unidos".

"Depois de nossa guerra de independência, Ben Gurion me recomendou ir aos Estados Unidos para aprender inglês. ;Aprenda o sonho americano, isso é o que tem que fazer;, me disse. E é isso o que eu fiz", continuou Peres, primeiro chefe de Estado israelense a receber esta distinção. David Ben Gurion, mentor de Peres, é o fundador do Estado de Israel.



"Esta medalha envia uma mensagem a nossos jovens, e aos de vocês: não se tornem cínicos, não cedam ao oportunismo e saibam que os Estados Unidos estarão sempre ao lado de Israel e dos homens e mulheres de paz", afirmou por sua vez o presidente da Câmara de Representantes, John Boehner.

Shimon Peres, de 90 anos, deixará o cargo no final de julho para ser substituido por Reuven Rivlin, um falcã da direita israelense. Na quarta-feira foi recebido na Casa Branca por Barack Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação