Mundo

Mapa: Veja, em tempo real, quais alvos e origens de ciberataques pelo mundo

Animação traz dados coletados por empresa de segurança americana. Ataques coordenados podem ser vistos, ao vivo, partindo de países uns contra os outros

postado em 26/06/2014 16:41

Origens e alvos de ciberataques pelo mundo podem ser vistos em tempo real, por meio de mapa animado. A Norse, empresa americana especializada em segurança da informação, mantém o infográfico no ar. Acompanhar a animação permite ver ataques coordenados contra países. Em muito, as imagens refletem disputas internacionais, com Estados Unidos e China entre os primeiros colocados, por exemplo.

[VIDEO1]
A nação asiática ocupava, na tarde desta quarta-feira (26/06) o primeiro lugar entre os locais de origem de ataques, seguida pelos Estados Unidos. Em terceiro, está a Bulgária. O Brasil era o 16; colocado entre os agressores. Fundada em 2010, a companhia monitora, a cada segundo, milhares de ameaças de segurança digital em centenas de locais espalhados por cerca de 40 países, informa o site oficial.

Os ataques mostrados no mapa exibem um conjunto mínimo dos dados captados pela Norse: apenas 1% da informação coletada. Ainda assim, podem ser considerados uma amostra representativa das principais tendências no ambiente. A empresa, que emprega ex-funcionários do governo, criou a visualização para exibir o poder de coleta de inteligência aos potenciais clientes, como sites de e-commerce.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação