Origens e alvos de ciberataques pelo mundo podem ser vistos em tempo real, por meio de mapa animado. A Norse, empresa americana especializada em segurança da informação, mantém o infográfico no ar. Acompanhar a animação permite ver ataques coordenados contra países. Em muito, as imagens refletem disputas internacionais, com Estados Unidos e China entre os primeiros colocados, por exemplo.
[VIDEO1]
A nação asiática ocupava, na tarde desta quarta-feira (26/06) o primeiro lugar entre os locais de origem de ataques, seguida pelos Estados Unidos. Em terceiro, está a Bulgária. O Brasil era o 16; colocado entre os agressores. Fundada em 2010, a companhia monitora, a cada segundo, milhares de ameaças de segurança digital em centenas de locais espalhados por cerca de 40 países, informa o site oficial.
Os ataques mostrados no mapa exibem um conjunto mínimo dos dados captados pela Norse: apenas 1% da informação coletada. Ainda assim, podem ser considerados uma amostra representativa das principais tendências no ambiente. A empresa, que emprega ex-funcionários do governo, criou a visualização para exibir o poder de coleta de inteligência aos potenciais clientes, como sites de e-commerce.