Mundo

Bairro antigo de Fez, patrimônio mundial do Marrocos, será restaurado

O projeto abrange mais de 3 mil locais do bairro antigo de Fez que correm o risco de desmoronar

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 20:21
Um programa de restauração da Medina de Fez, classificada como patrimônio mundial pela Unesco, foi anunciado nesta quinta-feira pela Agência para o Desenvolvimento e a Reabilitação (Ader) da capital espiritual do Marrocos, no valor de 30 milhões de euros (40,8 milhões de dólares).

O projeto, divulgado por ocasião do 25; aniversário da criação de Ander, abrange 3.666 locais do bairro antigo de Fez que correm o risco de desmoronar.

Classificada no patrimônio mundial da Unesco, no começo dos anos 1980, a Medina de Fez, que conta com 160.000 habitantes, é uma das mais antigas e maiores (280 hectares) do mundo.



Seus monumentos, entre eles suas tinturarias e a mais antiga universidade islâmica do mundo árabe-muçulmano, fazem desta cidadela, fundada no fim do século VIII, um dos principais destinos turísticos do reino.

No ano passado, apesar dos anteriores programas de "tratamento das construções que correm o risco de desmoronar", mais de 4.000 residências estão em risco, segundo cifras oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação