Mundo

Tribunal de Nova York convoca audiência por caso argentino

A Argentina deve cerca de 1,5 bilhão de dólares aos credores beneficiados pela decisão

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 22:12
Nova York - O tribunal do Distrito Sul de Nova York convocou para a manhã de sexta-feira uma audiência sobre o caso entre a Argentina e um grupo de fundos especulativos, informou um funcionário da corte nesta quinta. Consultadas pela AFP, as partes não confirmaram ou desmentiram a audiência, anunciada algumas horas após a Argentina ter depositado cerca de 1 bilhão de dólares para pagar os fundos que aderiram à reestruturação da dívida.

O juiz do Distrito Sul, Thomas Griesa, determinou que a Argentina somente poderá pagar os credores que aderiram à reestruturação após honrar a dívida com os credores que não aceitaram o acordo da dívida em default desde 2001. A Argentina deve cerca de 1,5 bilhão de dólares aos credores beneficiados pela decisão de Griesa.

[SAIBAMAIS]O juiz nomeou um supervisor para que conduza negociações entre a Argentina e os fundos especulativos, mas nesta quinta negou um pedido argentino para suspender a sentença. "O pedido de ;stay; (medida cautelar para deixar a sentença em suspenso) foi negado", escreveu Griesa em um documento enviado às partes e ao qual a AFP teve acesso. A Argentina havia pedido que a decisão favorável aos fundos especulativos fosse suspensa para criar condições apropriadas para negociar uma saída à situação.

Leia mais notícias em Mundo

Na opinião do juiz Griesa, "tal pedido não é apropriado" já que a decisão não entra em vigor a não ser no momento em que a Argentina pagar seus credores. "A corte não tem controle se o governo da Argentina faz ou não esses pagamentos", afirmou.

O ministro argentino da Economia, Axcel Kicillof, anunciou mais cedo o depósito de 1 bilhão de dólares para pagar os credores que aceitaram renegociar a dívida em 2005 e 2010, mas em função da sentença, o dinheiro pode ser embargado pelos fundos especulativos vencedores do litígio. Alguns rumores apontam que durante a audiência desta sexta o juiz Griesa ratificará o bloqueio do pagamento e até poderá acusar o governo argentino de desacato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação