Agência France-Presse
postado em 27/06/2014 11:08
A viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, anunciou nesta sexta-feira (27/6) sua volta à vida pública depois de seis meses de luto pela morte de seu "melhor amigo".No primeiro comunicado desde a morte de Mandela, Machel disse que a perda do ícone da luta antiapartheid em 5 de dezembro a deixou "sem seu melhor amigo, marido amado e guia".
A família Mandela celebrou na semana passada uma cerimônia tradicional purificadora para marcar o fim do período de luto de seis meses na residência familiar em Qunu, povoado em que ele foi enterrado.
Machel, comprometida com a defesa dos direitos das mulheres e das crianças, disse que concentrará agora seus esforços em tentar realizar o desejo de Mandela em construir um hospital infantil.
A construção do centro médico em Johannesburgo foi adiada por questões financeiras. Machel pertence a várias organizações, incluindo The Elders, um grupo fundado por Mandela em 2007 para tratar de problemáticas globais.
O período de luto tradicional entre os grupos étnicos sul-africanos habitualmente é de 12 meses, mas a família Mandela decidiu reduzi-lo pela metade sem dar explicações.