Agência France-Presse
postado em 27/06/2014 18:50
Caracas - Um apagão foi registrado por algumas horas, na tarde desta sexta-feira (27/6), no leste de Caracas e em uma dezena de estados. O fornecimento de energia foi restabelecido na maior parte das áreas afetadas no começo da noite. O corte de eletricidade teve início às 15h locais, e o serviço na capital começou a ser normalizado duas horas depois. "Houve capacidade para recuperar com maior rapidez todas as linhas e o serviço (...) Em 99% da capital, da Grande Caracas, ele foi restabelecido, disse à noite o presidente Nicolás Maduro, em um pronunciamento na TV.Nos outros estados afetados, entre eles Miranda, Carabobo, Falcón (norte e noroeste) e os da região andina (oeste), os avanços eram de 80% a 95% de recuperação, acrescentou Maduro. Sobre as causas do corte generalizado, o terceiro na Venezuela em menos de um ano, ele disse que "serão investigadas a fundo, com objetividade", "as circunstâncias estranhas" que afetam o fornecimento de energia.
Leia mais notícias em Mundo
Em ocasiões anteriores, Maduro denunciou as falhas como uma sabotagem da oposição, embora, nesta ocasião, não tenha apontado responsáveis pelo problema, que, segundo o Ministério da Energia, aconteceu no estado de Aragua. Maduro aparecia em rede nacional no momento do apagão, que não afetou a transmissão obrigatória, produzida em outra área da cidade.
[SAIBAMAIS]No leste de Caracas, o metrô parou e pessoas ficaram presas em vagões dentro de túneis, enquanto outras voltaram a pé ou em transportes privados para casa. Também houve pessoas presas em elevadores nas áreas afetadas, mas não foram registrados incidentes graves. Em 3 de setembro de 2013, foi registrado um grande apagão no centro-oeste da Venezuela, que afetou 70% do país por quatro horas. Em 2 de dezembro, um outro apagão atingiu principalmente a capital. A maioria dos problemas costuma ser provocada por sobrecarga nas linhas de transmissão.