Agência France-Presse
postado em 30/06/2014 14:54
Washington - O presidente Barack Obama recebeu nesta segunda-feira (30/6) sua colega chilena Michelle Bachelet, com quem tratou assuntos relacionados a energia, comércio e conflitos na região.
Obama saudou Bachelet como sua "segunda Michelle favorita" (depois de sua esposa e primeira-dama) e assegurou que sua relação bilateral está baseada no acordo de livre comércio, que expandiu o intercâmbio e o emprego nos dois países.
Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos desde que foi reeleita, e o segundo encontro com Obama (em 2009), a presidente chilena assinalou que buscará ampliar a cooperação em termos de energia, educação e relações interpessoais.
Os laços comerciais entre os dois países são profundos. Os Estados Unidos são o maior investidor estrangeiro do país e um de seus sócios comerciais mais importantes. O Tratado de Livre Comércio entre os dois países é um dos mais bem sucedidos da história, obtendo um aumento do comércio de 249% em apenas 10 anos, segundo explicou o chanceler Heraldo Muñoz, que acompanha Bachelet.