Agência France-Presse
postado em 30/06/2014 15:08
México - A tempestade tropical Elida se formou nesta segunda-feira (30/6) no Pacífico em frente ao litoral oeste do México, apenas algumas horas depois da formação da tempestade tropical Douglas na mesma zona, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que prevê fortes chuvas.Às 15h00 GMT (13h00 de Brasília) "formou-se a tempestade tropical Elida no Oceano Pacífico", localizando-se "125 km a sul-sudoeste de Punta San Telmo", um pequeno porto do estado de Michoacán, indica o último relatório do SMN.
O fenômeno meteorológico se desloca para noroeste a 19 km/h, com ventos máximos sustentados de 85 km/h e rajadas de até 105 km/h, afirma a instituição.
Elida, quinto ciclone tropical da temporada 2014, se associa "com uma ampla área de nuvens que alcançam o ocidente, centro e sul" do México, razão pela qual estão previstas chuvas intensas (de 75 a 150 milímetros), acompanhadas de tempestades elétricas em Michoacán e nos vizinhos Guerrero (sul), Jalisco e Colima (oeste), assim como precipitações mais moderadas até a capital do país.
Por outro lado, na noite de domingo se formou a tempestade tropical Douglas, também no oceano Pacífico, embora um pouco mais ao norte.
Nesta segunda-feira a tempestade Douglas se localizava 745 km a sudoeste do turístico Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia Sul, mas "se afasta gradualmente da costa mexicana", enquanto se desloca a noroeste a 15 km/h, indica o SMN.
As chuvas registradas nos últimos dias geraram um encharcamento do solo em algumas regiões, e diante da previsão de novas precipitações as autoridades mexicanas convocaram a população a tomar precauções e ficar atenta.