Mundo

Presidente da Ucrânia declara fim ao cessar-fogo com separatistas

Anúncio foi feito horas depois de uma conversa entre os presidentes francês e russo e a chefe de governo alemã, em que foi pedido a Kiev a prorrogação do cessar-fogo

Agência France-Presse
postado em 30/06/2014 19:16

Kiev -
A Ucrânia pôs fim ao cessar-fogo com os separatistas do leste do país, anunciou o presidente Petro Poroshenko na noite desta segunda-feira (30/6).

"Após examinar a situação, decidi, na qualidade de comandante das Forças Armadas, não prorrogar o cessar-fogo de forma unilateral", declarou Poroshenko, em pronunciamento à nação.

"Atacaremos os separatistas" que controlam há mais de dois meses boa parte das regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país, acrescentou, ressaltando que a Ucrânia não está, no entanto, desistindo de seu plano de paz.



"Estamos dispostos a retomar o cessar-fogo a qualquer momento, quando virmos que todas as partes acatam os pontos essenciais deste plano de paz", disse o presidente ucraniano.

"Que os combatentes libertem os reféns, e que, do outro lado da fronteira (do lado russo), seja aceso o sinal vermelho contra os sabotadores e os fornecedores de armas. E que a OSCE fiscalize o cumprimento às regras na fronteira", pediu Poroshenko.

O anúncio foi feito horas depois de uma conversa entre os presidentes francês e russo e a chefe de governo alemã, em que foi pedido a Kiev a prorrogação do cessar-fogo, que terminaria às 19h00 GMT (16h00 de Brasília) desta segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação