Agência France-Presse
postado em 01/07/2014 21:48
Paris - O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi acusado por corrupção ativa, tráfico de influência e violação do sigilo profissional - anunciou nesta terça-feira a procuradoria nacional financeira.A decisão foi tomada ao final de uma detenção para interrogatório de aproximadamente 15 horas, acontecimento inédito para um ex-chefe de Estado francês. Sarkozy já havia sido denunciado pelo caso Bettencourt, mas a justiça não acatou a denúncia.
Mais cedo nesta terça-feira, o advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, e o procurador da Corte de Cassação, Gilbert Azibert, já haviam sido denunciados no âmbito da mesma investigação.
"Ao final do interrogatório, Nicolas Sarkozy, Gilbert Azibert e Thierry Herzog foram apresentados aos dois magistrados encarregados da investigação iniciada em 26 de fevereiro de 2014 sobre tráfico de influência e violação do sigilo profissional", informou a procuradoria em comunicado enviado à AFP.
"Seguindo os requerimentos da justiça, Sarkozy, Azibert e Herzog foram acusados por violação do sigilo profissional, corrupção ativa e tráfico de influência", informa o comunicado.
A justiça quer averiguar se Sarkozy, via Thierry Herzog, foi informado ilicitamente de que a Justiça havia autorizado a escuta de seus telefonemas. Em troca, o ex-presidente teria prometido a Azibert ajudá-lo a conseguir um cargo de prestígio em Mônaco.