Mundo

Obama lidera lista de piores presidentes dos Estados Unidos, diz pesquisa

O levantamento, feito pelo instituto de pesquisas da Universidade de Quinnipiac, revelou que 33% das pessoas interrogadas encaram Obama como o pior líder dos últimos 70 anos

Agência France-Presse
postado em 02/07/2014 10:58

A aprovação do trabalho de Obama se aproxima do mínimo histórico de cerca de 40%

Washington -
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2/7) mostra que o presidente Barack Obama, que passa por um segundo mandato difícil, lidera a lista dos piores presidentes dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

O levantamento, feito pelo instituto de pesquisas da Universidade de Quinnipiac, revelou que 33% das pessoas interrogadas encaram Obama como o pior líder dos últimos 70 anos. Já 28% escolheram seu antecessor, o republicano George W. Bush.

O instituto informou que 35% das pessoas consideram o republicano Ronald Reagan, presidente de 1981 a 1989, como o melhor líder dos Estados Unidos desde 1945, enquanto 18% escolheram Bill Clinton e 15% apontaram John F. Kennedy.

"No período de 69 anos de história americana e 12 presidências, o presidente Barack Obama se encontra com o presidente George W. Bush na parte inferior do índice de popularidade", declarou Tim Malloy, diretor-assistente de pesquisa para a Universidade de Quinnipiac.

Quarenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que teria sido melhor para os Estados Unidos se o republicano Mitt Romney tivesse vencido as eleições de 2012, enquanto 38% afirmam que o país estaria pior.

Os presidentes normalmente atraem mais críticas enquanto estão no cargo, e muitos acreditam que seu período na Casa Branca é reavaliado quando eles se aposentam e se afastam do amargo fogo cruzado partidário de Washington.

Bush, que era profundamente impopular no final de seu segundo mandato, viu seus índices de popularidade melhorarem nos últimos anos. Outros, como Clinton, eram populares no fim de sua presidência e viram suas avaliações entre a opinião pública continuarem fortes.

A pesquisa parece mostrar uma propensão às críticas entre os presidentes mais recentes. Apenas 13% disseram que Richard Nixon, que renunciou em desgraça, foi visto como o pior presidente. Já Jimmy Carter, um democrata cuja presidência de 1981 a 1985 é frequentemente ridicularizada, foi encarado como o pior presidente por apenas 8%.



A pesquisa Quinnipiac confirma outros estudos recentes, mostrando que a aprovação do trabalho de Obama se aproxima do mínimo histórico de cerca de 40%.

Uma série de controvérsias políticas e crises de política externa têm manchado a reputação do presidente. A pesquisa apontou que 54% dos eleitores acreditam que a administração Obama não é competente para governar, contra 44%.

Além disso, apenas 40% das pessoas interrogadas aprovaram como Obama está lidando com a economia e 37% apoiaram sua gestão da política externa.

A pesquisa foi realizada entre 20 e 24 junho com 1.446 eleitores registrados e tem uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação