Mundo

Premiê iraquiano decreta anistia para envolvidos em ações contra o Estado

Maliki também se mostrou contrário que a região autônoma do Curdistão conserve o controle dos territórios nos quais posicionou forças nas últimas semanas para fazer frente à ofensiva jihadista sunita

Agência France-Presse
postado em 02/07/2014 11:23
Bagda - O primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki decretou nesta quarta-feira (2/7) uma anistia para as pessoas envolvidas em ações contra o Estado, em uma aparente tentativa de acabar com o apoio de que gozam os insurgentes sunitas que se apoderaram de várias zonas do Iraque.

"Anuncio uma anistia para todas as tribos e pessoas envolvidas em ações contra o Estado, mas que agora recuperaram o juízo", afirmou Maliki, excluindo da medidas pessoas que tenham cometido assassinatos.

Maliki também se mostrou contrário que a região autônoma do Curdistão conserve o controle dos territórios nos quais posicionou forças nas últimas semanas para fazer frente à ofensiva jihadista sunita.



"Ninguém tem o direito de se aproveitar dos acontecimentos para impor um fato consumado, como fizeram na região do Curdistão", declarou Maliki referindo-se à capital da província petroleira de Kirkuk. "Nós rejeitamos isso", enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação