Mundo

Alemão é detido por roubo de objetos em antigo campo de concentração

Homem estava de posse de uma dúzia de itens, incluindo um garfo, uma tesoura e pedaços de peças de porcelana retirados da parte onde são exibidos os itens pessoais confiscados pelos nazistas

Agência France-Presse
postado em 02/07/2014 15:35
Varsóvia - Os guardas do museu do antigo campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau prenderam um alemão de 47 anos que teria roubado objetos que pertenceram às vítimas deste campo criado pelos nazistas no sul da Polônia, indicou o museu nesta quarta-feira.

No momento da detenção, terça-feira (1;/7) à tarde, o homem estava de posse de uma dúzia de itens, incluindo um garfo, uma tesoura e pedaços de peças de porcelana retirados da parte onde são exibidos os itens pessoais confiscados pelos nazistas.

"O homem, um professor de Berlim, disse aos promotores que queria mostrar esses objetos para os seus alunos que realizavam um projeto de estudos sobre o Holocausto", disse à AFP o procurador da cidade de Oswiecim (sul), Mariusz Slomka.



O promotor confirmou a libertação do homem, "que se declarou culpado e aceitou de bom grado uma pena de prisão com suspensão de condenação e multa."

O roubo mais espetacular neste campo de concentração ocorreu em dezembro de 2009, quando retiraram a inscrição de metal original "Arbeit macht frei (O trabalho vos libertará).

O ex-líder neonazista sueco Anders H;gstr;m, de 34 anos, foi condenado a 2 anos e 8 meses de prisão como instigador deste ato.

Em Auschwitz-Birkenau, um milhão de judeus, 75.000 poloneses, 21.000 ciganos, 15.000 prisioneiros de guerra soviéticos e 15.000 de outras nacionalidades, foram mortos sob o regime nazista, de acordo com o museu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação