Mundo

Unicef quer que todo Mercosul tenha políticas de esporte inclusivo até 2016

Iniciativa visa a enfatizar que o esporte também é um direito

postado em 02/07/2014 19:56
Garantir o direito ao esporte para todas as crianças, como previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança, é o objetivo da iniciativa Vamos Jogar, apresentada nesta quarta-feira (2/6) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, que tem uma programação conjunta até 2016.

A coordenadora do Unicef no Rio, Luciana Phebo, diz que a iniciativa visa a enfatizar que o esporte também é um direito. ;Poucas pessoas sabem que esporte é um direito, como é o direito à saúde, à educação, à proteção. O esporte é um direito, mas é também um direito que promove outros direitos;, argumentou.

Ela explica que o objetivo do Vamos Jogar é mobilizar os gestores para avaliar a situação em cada cidade, para depois implementar as ações de inclusão por meio do esporte. ;É uma iniciativa de articulação política", disse ela, para comprometer prefeituras, gestores públicos, secretários de esporte e educação, de modo a que implementem políticas públicas a favor do esporte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. "Defendemos o esporte educacional, que inclua meninos e meninas, ricos e pobres, crianças com deficiência, negros, brancos, indígenas; o esporte tem essa força, esse poder;, segundo Luciana.



O coordenador de Relações Internacionais da prefeitura, Laudemar Aguiar, destaca que o Rio desenvolve muitas iniciativas em parceria com as agências das Nações Unidas, e está pronto para contribuir com a promoção do esporte. ;Eles identificaram no Rio de Janeiro várias iniciativas que já mostram que os indicadores do Vamos Jogar podem ser implementados. O Rio tem investido muito em educação, esporte e inclusão social; tem as nossas vilas olímpicas, ginásios experimentais olímpicos, ginásios que acabaram de ser inaugurados para pessoas com deficiência;, acrescentou.

Além do Rio de janeiro, Belém já assinou a parceria e hoje foi assinada a carta de intenções para colaboração com a rede MercoCiudades, que vai levar a iniciativa às 286 cidades da América do Sul representadas pela organização. Para a representante da rede Renata Boulos, além da integração política e eonômica no Mercosul, o Vamos Jogar contribui para a integração regional completa.

Renata enfatizou que ;a rede MercoCiudades trabalha para que a integração sul-americana não seja apenas econômica, mas social e de cidadania. A parceria com o Unicef traz mais uma vez a preocupação dos nossos prefeitos em trazer à tona a inclusão dos jovens, a inclusão social, e mostrar que o esporte é de todos, e para as nossas crianças do Mercosul também. Quando se pensa em integração, tem que pensar nas políticas sociais;.

A iniciativa Vamos Jogar consolida agendas conjuntas para garantir o direito ao esporte seguro e inclusivo. A primeira etapa consiste em construir indicadores no setor, para que os prefeitos possam examinar como está a gestão do esporte de seus municípios.

Está marcado para novembro deste ano, no Rio de Janeiro, o primeiro seminário sobre Políticas Públicas Esportivas e Boas Práticas, no qual serão apresentados os indicadores levantados até lá. O segundo seminário para avaliação do andamento da iniciativa será na Colômbia, em junho de 2015, e em março de 2016 haverá o Encontro de Prefeitos da América Latina e Caribe para discutir, avaliar e promover a troca de experiências na área. Não foi divulogado onde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação