Agência France-Presse
postado em 03/07/2014 08:40
Campala - A embaixada dos Estados Unidos em Uganda advertiu para a ameaça específica de ataque terrorista na noite desta quinta-feira (3/7) no aeroporto internacional de Campala, a capital do país. A embaixada "foi informada pela polícia ugandesa de que, segundo fontes dos serviços de inteligência, haveria uma ameaça específica de ataque contra o aeroporto internacional de Entebe pelas mãos de um grupo terrorista desconhecido neste 3 de julho entre as 21h00 e as 23h00 locais (15h-17h de Brasília)", informou a embaixada em seu site.Nenhum grupo é mencionado na mensagem, mas os islamitas somalis shebab, vinculados à Al-Qaeda, reivindicaram atentados recentes, sobretudo no Quênia e em Djibuti. A embaixada dos Estados Unidos, que também lembra "a ameaça contínua de potenciais ataques terroristas no país", aconselha as pessoas que planejam viajar nesta quinta-feira ao aeroporto que mudem seus planos.
O Exército e a polícia reforçaram nesta quinta-feira (3) sua presença em Kampala e seus arredores e as autoridades confirmaram a ameaça, embora tentem tranquilizar a população. "Sim, recebemos esta informação sobre uma ameaça e estamos respondendo a ela", declarou à AFP o porta-voz governamental, Ofwono Opondo.
A mobilização de tropas "responde a esta ameaça, mas não acreditamos que algo vá acontecer", insistiu. "O nível de alerta sobre o terrorismo em Uganda é alto há mais ou menos um ano", disse, lamentando que os Estados Unidos tenham se mostrado muito reativos em sua advertência aos viajantes.
"A população deve permanecer alerta e informar sobre qualquer indivíduo suspeito" que veja, afirmou o porta-voz do Exército, Pady Ankunda. Uganda e Quênia figuram, junto com Etiópia e Burundi, entre os principais países que participam da Força Africana mobilizada na Somália (Amisom), onde lutam contra os shebab desde 2007.