A imagem de uma criança, com chapéu em forma de fezes, prestes a deslizar em um escorregador dentro de um vaso sanitário de aproximadamente cinco metros é no mínimo inusitado. No entanto, surpreender os espectadores é a intenção da mostra ;Banheiro? Lixo Humano e Futuro da Terra;, em exposição no Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação, em Tóquio, no Japão. O evento busca mostrar a pais, filhos e educadores que o banheiro está relacionado com a vida humana em cada escala da vida e com os desafios globais.
Um banheiro enorme foi montado dentro do museu, onde os visitantes podem deslizar pelo vaso e simular a ;viagem; de dejetos humanos para os esgotos. A exposição também inclui cinco zonas que vão mostrando exatamente os tipos de excrementos. Há também um espaço para mostrar diferentes vasos sanitários utilizados em todo o mundo.
Os organizadores justificam o tema dizendo que, geralmente, as pessoas não falam abertamente sobre o que fazem nessa hora ;tão íntima;, além de relacionar as fezes com o meio ambiente. ;Esta exposição vai tentar descobrir como o banheiro é favorável à natureza e que o banheiro é ideal;, ressaltam em nota no site do museu.
Dilema
Os banheiros japoneses são inteligentes e sofisticados, com tampas que abrem e fecham automaticamente e muitos com funções de auto-limpeza. Os responsáveis pela exposição alertam, no entanto, que, mesmo com tanta tecnologia, a população vive alguns dilemas: algumas crianças têm problemas para usar os banheiros da escola, por exemplo, por timidez ou vergonha.
Em termos de meio ambiente global, esgotamento sanitário é outro grande problema que a mostra tenta evidenciar. Muitos esgotos são descarregados diretamente no mar sem tratamento, sendo uma preocupação em todo o mundo. O esgoto japonês é quase completamente limpo, mas a um custo alto de energia. ;Se pudéssemos conceber um sistema que pode remover e utilizar recursos de excrementos, poderíamos reduzir o efeito sobre o meio ambiente e obter esses recursos preciosos;, explica a mostra.