Mundo

Justiça holandesa quer que Papai Noel deixe de ter ajudantes negros

Críticos dessa tradição consideram que a figura de "Pedro, o Negro" tem conotação racista

Agência France-Presse
postado em 03/07/2014 16:42
Haia - A justiça holandesa determinou nesta quinta-feira (3/7) que a figura do "Zwarte Piet" (Pedro, o Negro), um ajudante do Papai Noel, representa um "estereótipo negativo para as pessoas de pele negra". De acordo com uma tradição holandês, Santa Claus (o Papai Noel) chega no terceiro domingo de novembro a bordo de um trenó cheio de presentes e acompanhado de 40 ajudantes de pele negra e lábios vermelhos usando trajes medievais, os chamados "Zwarte Pieten".



Os críticos dessa tradição consideram que a figura de "Pedro, o Negro" tem conotação racista. Os juízes pediram ao prefeito de Amsterdã que busque uma solução que seja do interesse de todos e que não prejudique o desfile de Natal na capital holandesa.

O recorrente debate sobre o caráter supostamente racista da personagem ganhou intensidade no ano passado, depois do anúncio da abertura de uma investigação por parte do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. A própria população fez várias sugestões, como pintar o rosto dos "Zwarte Pieten" de verde. Mas muitos holandeses se opõem a qualquer mudança na tradição do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação