Mundo

Ex-general argentino é condenado à prisão perpétua por morte de bispo

O ex-militar foi acusado de ordenar o assassinato de Angelelli, que a ditadura encobriu como se fosse um acidente de trânsito

Agência France-Presse
postado em 04/07/2014 16:25
Buenos Aires - O ex-general Luciano Menéndez, principal acusado pelo assassinato do bispo Enrique Angelelli em 1976 - durante a ditadura argentina -, foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua, e ordenou-se a revogação da prisão domiciliar que ele cumpre por outros crimes contra a Humanidade, informou o tribunal.

O ex-militar, 87, que já recebeu sete penas de prisão perpétua, foi acusado de ordenar o assassinato de Angelelli, bispo da província de La Rioja, que a ditadura encobriu como se tivesse se tratado de um acidente de trânsito. Esta foi a primeira condenação pela morte de um sacerdote de alta hierarquia na Argentina durante o regime militar (1976-1983), e de um caso que contou com a atenção particular do Papa Francisco.



A Justiça de La Rioja também condenou à prisão perpétua outro ex-militar, Luis Estrella, que, como Menéndez, "foi considerado culpado pelo homicídio do prelado", disse o juiz José Quiroga Uriburu. Após o anúncio das sentenças, foram ouvidos aplausos e gritos de "Viva Angelelli" e "Angelelli está presente".

O advogado Guillermo Diaz Martínez, querelante pela Secretaria de Direitos Humanos da Província e da Nação, havia antecipado que esta sexta-feira seria "um dia histórico não apenas para os riojanos, mas também para toda a Argentina e América Latina".

Em 4 de agosto de 1976, o bispo morreu, aos 53 anos, na capotagem do carro em que retornava de uma homenagem aos padres Gabriel Longueville (francês) e Carlos Murias (argentino), sequestrados, torturados e fuzilados duas semanas antes, em La Rioja. Ele viajava acompanhado de seu colaborador, o padre Esteban Pinto, que sobreviveu e é querelante no julgamento. O regime atribuiu a morte a uma suposta perda de controle do motorista, e encerrou o caso.

Angelelli escreveu uma carta ao Vaticano, lida no julgamento graças à contribuição do Papa Francisco, em que denunciava que estavam "permanentemente impedidos de cumprir a missão da Igreja".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação