Agência France-Presse
postado em 04/07/2014 16:53
Barcos de patrulha chineses detiveram seis pescadores vietnamitas, anunciou nesta sexta-feira (4/7) uma autoridade vietnamita, em um incidente que pode reavivar as tensões entre os países vizinhos devido a uma disputa por zonas do Mar da China Meridional.Outros barcos vietnamitas testemunharam a captura dos seis membros da tripulação de um barco, contou à AFP um responsável da província central de Quang Ngai. De acordo com o jornal estatal Tuoi Tre, os seis homens foram detidos por um barco chinês que vigia a pesca no Golfo de Tonkin, no Mar da China Meridional.
O porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hong Lei, afirmou que os pescadores haviam sido detidos por "atividades ilegais em águas territoriais chinesas", ao sul da ilha de Hainan. Hanói acusa a China de ter detido tripulantes de centenas de barcos pesqueiros do seu país nos últimos anos.
No entanto, este incidente é o primeiro deste tipo desde a instalação de uma plataforma de petróleo chinesa em águas disputadas pelos dois países perto das ilhas Paracelso.
A instalação dessa plataforma gerou as manifestações mais violentas contra a China nas últimas décadas no Vietnã, que obrigaram Pequim a retirar milhares de cidadãos chineses do país.