Mundo

Irã apoia Maliki como premiê do Iraque, mas está aberto a mudanças

A ofensiva rebelde sunita no Iraque e as acusações de sectarismo em prejuízo dos curdos e sunitas enfraquecem Maliki, criticado, inclusive, por setores xiitas.

Agência France-Presse
postado em 06/07/2014 14:35
Teerã - O Irã indicou neste domingo que apoia a candidatura de Nuri al Maliki ao cargo de primeiro-ministro do Iraque, mas que também apoiará o chefe de governo que for designado pelo parlamento iraquiano, seja quem for. "Se elegerem Maliki como primeiro-ministro, trabalharemos firmemente com ele. Se o parlamento eleger outra pessoa, a República Islâmica do Irã também a apoiará. Trata-se de um assunto interno do Iraque", declarou o vice-chanceler iraniano Hossein Amir Abdolahian.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]O Irã, majoritariamente xiita, sempre apoio o governo do também xiita Maliki, chefe do atual governo e que deseja permanecer no cargo. A ofensiva rebelde sunita no Iraque e as acusações de sectarismo em prejuízo dos curdos e sunitas enfraquecem Maliki, criticado, inclusive, por setores xiitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação