Mundo

Três morteiros caem em região saudita perto do Iraque, sem causar vítimas

Pequeno grupo xiita iraquiano reivindicou a autoria desse ataque, que representava uma "advertência à Arábia Saudita" por sua hostilidade em relação aos xiitas

Agência France-Presse
postado em 07/07/2014 18:23
Três morteiros caíram nesta segunda-feira na região saudita de Arar (norte), na fronteira com o Iraque, sem causar vítimas, anunciou o governo da Arábia Saudita em um comunicado.

"Às 13h40 (07h40 de Brasília), três morteiros caíram perto de um complexo residencial de Arar (...) sem deixar vítimas", indicou o porta-voz da Guarda de Fronteira saudita, que também informou que uma investigação para determinar a autoria do ataque havia sido aberta.



Esse anúncio é feito no momento em que a situação é instável no Iraque, onde os insurgentes sunitas, liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), tomaram grandes partes do território no norte e no oeste. Riad anunciou no fim de junho medidas para garantir a segurança do reino frente a esta ofensiva.

No dia 21 de novembro, seis morteiros caíram na região de Hafr al-Baten, situada mais ao sul, sem deixar vítimas. Um pequeno grupo xiita iraquiano reivindicou a autoria desse ataque, que representava uma "advertência à Arábia Saudita" por sua hostilidade em relação aos xiitas.

No conflito no Iraque, Riad acusa o primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki, de levar o país à beira do caos por sua política de divisão religiosa, marginalizando os sunitas, e pede a formação de um governo de união nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação