Mundo

Principal coalizão opositora síria se reúne para eleger novo presidente

Coalizão Nacional Síria foi reconhecida por dezenas de países e instâncias internacionais, incluindo os Estados Unidos, como legítimo representante do povo sírio

Agência France-Presse
postado em 08/07/2014 14:06
Istambul - A Coalizão Nacional Síria, principal grupo de oposição no exílio ao regime de Bashar al-Assad, está reunido nesta terça-feira (8/7) em Istambul para eleger seu novo presidente. A nomeação do sucessor de Ahmad Jarba, que preside esta coalizão desde julho de 2013, pode acontecer ainda nesta noite ou na quarta-feira, indicaram à AFP fontes próximas da reunião.



Jarba, que mantém boas relações com a Arábia Saudita, é um muçulmano sunita que não conseguiu unir a oposição nem convencer os países ocidentais para que fornecessem armas aos rebeldes. Entre os possíveis sucessores está Hadi el Bahra, que conta com apoio de Jarba e da Arábia Saudita, país onde vive.

A Coalizão Nacional Síria foi reconhecida por dezenas de países e instâncias internacionais, incluindo os Estados Unidos, como legítimo representante do povo sírio. No entanto, atualmente, as potências ocidentais parecem mais preocupadas com o crescimento dos combatentes islamitas na Síria e no Iraque do que em ajudar a oposição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação