Mundo

Dois foguetes disparados de Gaza caem perto de reator nuclear israelense

Sistema de defesa israelense antimísseis interceptou um foguete

Agência France-Presse
postado em 09/07/2014 14:41
Jerusalém - Dois foguetes disparados de Gaza caíram perto da cidade de Dimona, onde Israel tem um reator nuclear, informou uma fonte militar no Twitter.

"Há poucos minutos, terroristas palestinos em Gaza dispararam dois foguetes contra Dimona", afirmou a fonte. Dois caíram e o "Iron Dome", o sistema de defesa israelense antimísseis, interceptou o outro, acrescentou.



As Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas - o movimento islamita que controla a Faixa de Gaza -, afirmaram em um comunicado que haviam disparado foguetes M75 em direção a Dimona. Esses foguetes têm 80 km de alcance.

Dimona, que fica no deserto do Neguev, abriga um dos dois reatores nucleares de Israel. O outro está localizado em um centro de pesquisas em Nahal Sorek, a oeste de Jerusalém. Suspeita-se que Israel possua cerca de 200 ogivas nucleares, mas sua política sempre foi a de negar estas informações.

Cientistas e políticos já pediram o fechamento das instalações de Dimona, de 50 anos de idade, argumentado que, depois de décadas, o risco de um acidente aumentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação