Agência France-Presse
postado em 09/07/2014 16:29
Washington - O Senado americano confirmou nesta quarta-feira (9/7) como secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano o prefeito hispânico de San Antonio (Texas), Julian Castro, de 39 anos, estrela em ascensão no Partido Democrata. Os senadores aprovaram por ampla maioria - 71 votos contra 26 - a nomeação de Castro, que se torna o mais jovem integrante do gabinete de Barack Obama. Até agora, ele era o mais jovem prefeito de uma das 50 maiores cidades dos Estados Unidos.
Castro foi o responsável pelo discurso inaugural da convenção do Partido Democrata de 2012, que confirmou a candidatura de Obama à reeleição. Chamado "keynote speech", esse discurso é tradicionalmente reservado à geração mais jovem do partido, e Castro foi o primeiro hispânico a pronunciá-lo.
Julian Castro também tem a vantagem de se originário do Texas, estado majoritariamente republicano. Os democratas pretendem mudar esse predomínio aproveitando as mudanças demográficas, principalmente o crescimento do número de hispânicos.
"Sei que muitos texanos se sentem mais seguros pelo exemplo de Julian Castro de que o sonho americano está mais vivo do que nunca", afirmou em junho o senador republicano do mesmo estado, John Cornyn.
Eleito em 2009 prefeito de San Antonio, metrópole perto da fronteira com o México, Castro foi reeleito em 2011 com quase 83% dos votos. Julian Castro substitui como secretário de Habitação Shaun Donovan, que passa a chefiar a Secretaria de Orçamento da Casa Branca.