Agência France-Presse
postado em 09/07/2014 19:37
Um tribunal de apelações de Nova York confirmou nesta quarta-feira (9/7) uma decisão de primeira instância que determina a utilização de 1,750 bilhão de dólares em depósitos iranianos nos Estados Unidos para indenizar as famílias de americanos mortos no atentado de 1983 em Beirute.Três magistrados de uma corte de apelações federal confirmaram, por unanimidade, a decisão da juíza Katherine Forrest, que em março de 2013 decretou a utilização do dinheiro bloqueado em uma conta do Citibank em Nova York para indenizar as famílias das vítimas, como parte de uma decisão mais ampla envolvendo 2,650 bilhões de dólares em depósitos iranianos nos EUA.
No dia 23 de outubro de 1983, 241 soldados americanos e 58 militares franceses morreram em dois atentados simultâneos contra a força multinacional de segurança em Beirute. Paris e Washington acusaram o movimento Hezbollah e o Irã pelos atentados.
As famílias das vítimas entraram com a ação em 2010 após tomar conhecimento dos depósitos iranianos, ligados ao Banco Central do Irã, que apelou da decisão. Uma nova apelação poderá ser apresentada por Teerã.