Agência France-Presse
postado em 09/07/2014 20:57
Nova York - O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará na manhã de quinta-feira uma reunião de emergência sobre a situação na Faixa de Gaza, anunciou nesta quarta a presidência do organismo.A sessão, que começará às 10h local (11h Brasília), incluirá uma exposição pública sobre a situação por parte do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, seguida de consultas a portas fechadas entre os 15 membros do Conselho.
[SAIBAMAIS]Esta reunião de emergência foi solicitada pelos palestinos e pelos países árabes à ONU, assim como pelo próprio Ban. Segundo o secretário-geral, a situação na Faixa de Gaza está no limite e poderá sair do controle.
Leia mais notícias em Mundo
Ban revelou à imprensa que entrou em contato nesta quarta-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com o presidente palestino, Mahmud Abbas, com o secretário americano de Estado, John Kerry, e com dirigentes egípcios, sauditas e catarianos.
O secretário-geral pediu a Netanyahu que haja com moderação e denunciou "a perda crescente de civis na Faixa de Gaza", mas não condenou os ataques aéreos israelenses.
Na manhã desta quinta-feira (local), a aviação de Israel matou quatro crianças e três mulheres em um bombardeio contra Khan Yunis, no sul do território palestino, disse à AFP o porta-voz dos serviços de emergência Ashraf al-Qudra.