Agência France-Presse
postado em 11/07/2014 08:04
Ramadi - Pelo menos 11 policiais morreram e 24 ficaram feridos em confrontos com insurgentes sunitas perto da cidade de Ramadi, 100 km ao oeste de Bagdá.Os combates ao oeste da capital da província de Al-Anbar, onde os rebeldes controlam alguns setores desde janeiro, começaram na quinta-feira à tarde e prosseguiam nesta sexta-feira.
[SAIBAMAIS]Os insurgentes assumiram o controle de várias zonas ao oeste da cidade desde o início dos combates. Também tomaram uma delegacia e provocaram uma explosão em outra.
Leia mais notícias em Mundo
A queda de Ramadi seria uma vitória importante para os insurgentes, que já controlam amplas áreas de território em cinco províncias afegãs, sobretudo Al-Anbar.
Os distúrbios nesta província de maioria sunita, ma fronteira com a Síria, começaram no fim de 2013. Em janeiro, os rebeldes se apropriaram de vários setores de Ramadi e de toda Fallujah, 60 km ao oeste de Bagdá.
Os insurgentes sunitas, liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), iniciaram em 9 de junho uma ofensiva que permitiu controlar Mossul, segunda maior cidade do Iraque, grande parte de sua província, Nínive, e alguns sectores das províncias de Diyala, Saladino, Kirkuk e Al-Anbar.
O exército iraquiano iniciou uma contraofensiva para recuperar os territórios, mas sem muito sucesso até o momento.