Agência France-Presse
postado em 11/07/2014 10:56
Um carro em forma de uma ave mitológica transportou nesta sexta-feira (11/7) as cinzas do rei do Camboja, Norodom Sihanuk, pelas ruas de Phnom Penh ante o olhar atento de mais de 20 mil pessoas usando branco, a cor tradicional do luto para os orientais. A multidão queria dar seu último adeus ao rei falecido em Pequim, em outubro de 2012, as 89 anos.
Sihanuk, que abdicou em 2004 a favor de seu filho, foi cremado e parte de suas cinzas foram espalhadas na confluência de três rios em Phnom Penh.
As urnas que continham os restos do antigo soberano, duas de ouro e diamantes e uma de mármore, serão levadas no sábado para o templo, onde ficará junto aos restos de uma de suas filhas, Kantha Bopha, que morreu com três anos.
Cerca de 3,6 mil monges alinhados diante do palácio iniciaram o eventos solenes na quinta-feira e, nesta sexta-feira, foram realizados 101 disparos de canhão para marcar a data. A rainha Monique, viúva de Sihanuk, seu filho, o atual rei Sihamoni, e o primeiro-ministro Hun Sen participam nos vários atos solenes.