Mundo

Parlamentar japonês deixa o cargo após chorar durante pedido de desculpas

Ryutaro Nonomura, de 47 anos, tentou explicar uma de suas inúmeras viagens e estadas em balneários com um gasto total de 30 mil euros

Agência France-Presse
postado em 11/07/2014 12:12
[VIDEO1]
O parlamentar de uma assembleia regional do Japão, que ficou famoso no mundo todo ao chorar histericamente ao pedir perdão por um caso de malversação de fundos públicos, deixou seu cargo, informou uma fonte oficial. "Os partidos políticos apresentaram uma queixa contra ele", afirmou a fonte do parlamento regional, que aceitou sua demissão.

No início de julho, Ryutaro Nonomura, de 47 anos, apareceu em uma coletiva de imprensa em Kobe para explicar uma de suas inúmeras viagens e estadas em balneários com um gasto total de 30 mil euros.

As desculpas, geralmente solenes e contidas entre os japoneses, acabaram num inesperado espetáculo de choro histérico diante de um público dividido entre o choque e a vontade de rir.


Desde que o vídeo com as imagens foi divulgado, provocando uma enxurrada de reações na classe política nacional, o parlamentar recebeu cerca de 4 mil reclamações de eleitores que exigiam a devolução do dinheiro gasto em passeios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação