Mundo

Cristina Kirchner recebe presidente russo antes de reunião dos Brics

Apesar da pretensão da Argentina de se tornar membro pleno do bloco, Putin foi cauteloso quando preferiu se pronunciar por "uma aliança estratégica" entre os Brics e a Argentina

Agência France-Presse
postado em 11/07/2014 19:16
Buenos Aires - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, receberá neste sábado (11/7) o presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de estreitar os laços em matéria de cooperação nuclear e se aproximar dos Brics, grupo que aspira integrar ao lado de Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul.

Putin chegará a Buenos Aires como parte de uma viagem à América Latina que incluiu Cuba e passará pelo Brasil, onde participará da reunião dos Brics, no dia 15 de julho, em Fortaleza. A Argentina participará, a convite de Putin, da reunião do grupo dos Brics em Fortaleza.


[SAIBAMAIS]Apesar da pretensão da Argentina de se tornar membro pleno do bloco, Putin foi cauteloso na quinta-feira, em Cuba, quando preferiu se pronunciar por "uma aliança estratégica" entre os Brics e a Argentina. Putin assinalou que "a questão de aumentar o número de membros dos Brics não é considerada no momento. Primeiro é preciso otimizar todos os numerosos formatos da cooperação estabelecidos no grupo".

Após abordar este tema com Kirchner em Buenos Aires, Putin assistirá no domingo, no Maracanã, a partida da final da Copa do Mundo entre Argentina e Alemanha, para receber da presidente Dilma Rousseff a missão de organizar o próximo Mundial, em 2018.

A agenda argentina de Putin prevê apenas uma reunião com Kirchner na Casa Rosada, informaram fontes do governo à AFP. Argentina e Rússia devem firmar, em Buenos Aires, acordos para promover projetos de cooperação nuclear com objetivos pacíficos.

Entre as possíveis parcerias, a Rússia poderia participar do projeto de construção da central nuclear Atucha III, estimado em 3 bilhões de dólares, no norte da província de Buenos Aires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação