Mundo

Iêmen: Conselho de Segurança pede a rebeldes xiitas que deixem Amrane

O Conselho exige ainda que os grupos entreguem as armas e observem os acordos de cessar-fogo, e que "as unidades militares respeitem sua obrigação de neutralidade a serviço do Estado"

Agência France-Presse
postado em 11/07/2014 22:52
Nova York - O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu nesta sexta-feira aos rebeldes xiitas do Iêmen que se retirem da cidade de Amrane, que conquistaram na terça-feira passada, e reafirmou seu apoio ao presidente Abd Rabo Mansour Hadi e ao processo de transição política.

Em uma declaração unânime, os 15 países membros do Conselho ameaçaram impor sanções contra os que pretendem entorpecer a transição e pediram aos especialistas que façam propostas urgentes neste sentido.

[SAIBAMAIS]

"Muito preocupados com a grave deterioração da situação", os 15 países "exigem que os rebeldes dirigidos por Abdel Malek al Huthi, todos os grupos armados e os partidos envolvidos na violência abandonem o controle de Amrane".

O Conselho exige ainda que os grupos entreguem as armas e observem os acordos de cessar-fogo, e que "as unidades militares respeitem sua obrigação de neutralidade a serviço do Estado". Também pede que a violência no norte "não se amplie a outras partes do país, especialmente à capital Sanaa".

Leia mais notícias em Mundo

O Conselho "expressa seu apoio ao presidente Abd Rabo Mansur" e aos esforços para se obter uma solução política para o conflito no norte do país baseada nos resultados do diálogo nacional.

O grupo rebelde Ansarullah tomou Amrane, situada a 50 km de Sanaa, na terça-feira, após combates contra o Exército.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação