Mundo

Forças iraquianas impedem avanço de insurgentes sunitas no oeste do país

Depois, os combatentes lançaram uma ofensiva pelos dois lados, mas as forças iraquianas os impediram de entrar na cidade após combates que resultaram na morte de 13 insurgentes e quatro policiais. É o primeiro ataque desta envergadura contra Haditha

Agência France-Presse
postado em 12/07/2014 11:42
Bagda - As forças iraquianas e combatentes tribais obrigaram, neste sábado, (12/7), os insurgentes sunitas neste sábado a retrocederem na tentativa de entrar em uma cidade no oeste do país, onde está localizada uma refinaria de petróleo, informaram fontes policiais. Alguns insurgentes atacaram com obuses a cidade de Haditha, na província de Al Anbar, situada na principal rodovia que liga as áreas sob o poder dos insurgentes.

Depois, os combatentes lançaram uma ofensiva pelos dois lados, mas as forças iraquianas os impediram de entrar na cidade após combates que resultaram na morte de 13 insurgentes e quatro policiais. É o primeiro ataque desta envergadura contra Haditha.

Na quinta-feira, Ramadi, capital de Al Anbar, foi alvo de uma nova ofensiva dos insurgentes liderados pelos jihadistas ultrarradicais do Estado Islâmico (EI), que controlam desde janeiro vários bairros da cidade e toda Faluya, a 60 km a oeste da capital. Na província de Diyala, mais a leste, as forças de segurança e voluntários civis lançaram uma ofensiva para tentar retomar zonas ao norte de Muqdadiya que caíram nas mãos dos insurgentes, informou um capitão de polícia.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Nesta mesma província, mais ao norte, os combatentes curdos (Peshmergas) lançaram uma operação para expulsar aos insurgentes dos setores que controlam Jalawla, afirmou um oficial curdo. O general Husein Mansur afirmou que as forças curdas utilizaram tanques e artilharia nos combates e conseguiram recuperar alguns setores.

As tropas curdas aproveitaram a debandada das forças de segurança federais durante a ofensiva dos insurgentes para retomar o controle de zonas disputadas com Bagdá. O Parlamento iraquiano se reúne no domingo para formar um novo governo que permita enfrentar a ofensiva lançada por insurgentes sunitas, liderados por jihadistas, em 9 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação