Mundo

Merkel espera mudança no comportamento americano na espionagem

A chanceler alemã descartou que a crise no relacionamento EUA-Alemanha prejudique o desenvolvimento das negociações do tratado de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia

Agência France-Presse
postado em 12/07/2014 12:13
Berlim - A chanceler alemã Angela Merkel espera uma mudança de comportamento dos Estados Unidos e lamentou a queda na confiança com o país, ao comentar os casos de espionagem americana em território alemão. "A ideia de que é necessário fazer perguntas, quando trabalhamos juntos, se o que está na sua frente talvez trabalha para outro ao mesmo tempo, não é para mim uma relação de confiança", disse Merkel em uma entrevista ao canal público ZDF, que será exibida no domingo.

"Temos nisto visivelmente pontos de vista diferentes e devemos conversar", completou Merkel, que descartou que a crise no relacionamento EUA-Alemanha prejudique o desenvolvimento das negociações do tratado de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia. "Não vivemos mais na época da Guerra Fria, na qual todos desconfiavam provavelmente de todos", disse Merkel.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]"Acredito que os serviços secretos do século XXI devem concentrar-se nas coisas importantes e trabalhamos estreitamente com os americanos. Quero que isto continue", completou a chanceler. Na sexta-feira, (11/7) o governo dos Estados Unidos deu a entender claramente que não gostou da reação das autoridades alemãs que, em represália aos casos de espionagem, expulsaram o chefe do serviço secreto americano na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação