Mundo

Sábado foi o dia mais violento em Gaza desde início da ofensiva israelense

O ataque mais violento, ocorrido na noite desse sábado no bairro de Tuffah em Gaza, deixou 18 mortos, de acordo com o porta-voz Ashraf al-Qudra

Agência France-Presse
postado em 13/07/2014 07:20
Gaza - Pelo menos 54 palestinos morreram nesse sábado nos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, no dia mais sangrento desde o início das hostilidades na última terça-feira, elevando o número total de mortos para 159, de acordo com os serviços de emergência palestinos.

Um bombeiro palestino tenta extinguir um incêndio que a polícia disse que foi causado por um tanque israelense na área industrial no leste da Cidade de Gaza

Duas pessoas não resistiram aos ferimentos nesse sábado e morreram à noite, segundo o mais recente boletim do porta-voz dos serviços de emergência, Achraf al-Qudra.

Entre os mortos de sábado, estão dois sobrinhos do dirigente do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, relataram moradores que os identificaram como Nidal e Ala Malach.

O ataque mais violento, ocorrido na noite desse sábado no bairro de Tuffah em Gaza, deixou 18 mortos, de acordo com o porta-voz Ashraf al-Qudra, que indicou que uma mesquita e uma casa tinham sido atingidas. Entre os cerca de 50 feridos está o chefe de polícia Tayseer al-Batsh.

[SAIBAMAIS]

Em um outro ataque também à noite, três pessoas morreram em Rafah (sul) e outra, em Jabaliya. Durante a manhã, duas mulheres morreram quando um míssil atingiu um abrigo em Beit Lahiya (norte).

Já no bairro de Sheikh Radouane, no oeste de Gaza, seis palestinos morreram. Os seis, com idades entre 21 e 58 anos, estavam sentados diante de uma casa quando ela foi atingida por um míssil israelense.

Na Cidade de Gaza, em El-Buerij (centro) e em Jabaliya (norte), oito pessoas morreram em uma série de ataques israelenses ocorridos durante a tarde. Outros três palestinos morreram em um ataque a oeste de Gaza, assim como três no bairro de Tuffah.

Ashraf al-Qudra também anunciou a morte de outras oito pessoas, incluindo cinco mortos durante um ataque a Jabaliya e dois mais ao sul, em Deri el Balah. Um homem, ferido por um outro bombardeio, não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo a mesma fonte, pelo menos mil habitantes da Faixa de Gaza ficaram feridos nos bombardeios israelenses iniciados há cinco dias.

Leia mais notícias em Mundo

Além disso, quatro soldados israelenses tiveram ferimentos leves em um tiroteio durante uma operação contra um centro de lançamento de foguetes do Hamas, no norte de Gaza - informou o Exército.

O conflito é o mais violento desde a operação "Pilar de Defesa" , em novembro de 2012. O objetivo desta ofensiva é o mesmo de dois anos atrás, acabar com os disparos de foguetes de Gaza. As hostilidades na época deixaram 177 palestinos e seis israelenses mortos em sete dias. Do lado israelense, as autoridades indicaram cerca de dez feridos desde terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação