Jornal Correio Braziliense

Mundo

Parlamento iraquiano prorroga votação deste domingo para terça-feira

Os legisladores devem escolher o presidente da Câmara e, depois, o presidente da República, que por sua vez designará um primeiro ministro encarregado de formar o governo

Bagdá - Apesar das pressões, o Parlamento do Iraque adiou para terça-feira a reunião prevista neste domingo, já que não houve avanços no processo para formação de um novo governo, informou um deputado.

O presidente interino da Câmara, Mahdi al-Hafez, disse que não havia acordo sobre a nomeação do presidente do Parlamento, motivo pelo qual a sessão foi adiada para terça-feira", disse à AFP o deputado Abdulbari Zebari.

[SAIBAMAIS]

Os legisladores devem escolher o presidente da Câmara e, depois, o presidente da República, que por sua vez designará um primeiro ministro encarregado de formar o governo.

Leia mais notícias em Mundo

A primeira reunião, celebrada no dia 1 de julho, terminou com insultos e alguns deputados abandonando o plenário.

Desde então, vários países, a ONU e a principal autoridade xiita do país, o aiatolá Ali al-Sistani, têm insistido na necessidade de superar as divisões e lançar o processo de formação de um novo governo para fazer frente aos insurgentes sunitas que desde 9 de junho tomaram numerosos territórios no norte, no oeste e no centro do Iraque.