Mundo

Presidente ucraniano pede reação do Conselho Europeu a ações da Rússia

Porochenko acusa a Rússia de introduzir 'material militar pesado' ilegalmente no país e de 'atacar as posições dos soldados ucranianos'

Agência France-Presse
postado em 13/07/2014 18:24
As acusações de Poroshenko sobre Moscou foram feitas em um telefonema com o presidente em final de mandato no Conselho Europeu

Kiev
- O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu neste domingo (13/7) ao Conselho Europeu que condene o comportamento da Rússia, a qual ele acusa de introduzir "material militar pesado" ilegalmente no país e de "atacar as posições dos soldados ucranianos".

As acusações de Poroshenko sobre Moscou foram feitas em um telefonema com o presidente em final de mandato no Conselho Europeu, Herman Van Rompuy - de acordo com uma nota divulgada pela presidência ucraniana.


"Ao longo da conversa, Petro Poroshenko pediu à União Europeia que se pronuncie sobre a passagem ilegal de material militar pesado na fronteira russo-ucraniana e sobre o ataque por parte de soldados russos de posições militares ucranianas", acrescenta o comunicado.

Questionado pela AFP, um porta-voz da presidência ucraniana esclareceu que as críticas não dizem respeito a episódios recentes específicos, mas "a um conjunto de fatos" ocorridos desde o início do conflito com os separatistas pró-Moscou no leste da Ucrânia.

Poroshenko também solicitou a Van Rompuy que a questão ucraniana seja colocada na pauta do próximo Conselho Europeu, de 16 de julho. Segundo o comunicado, Van Rompuy garantiu que isso será feito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação