Buenos Aires - Torcedores violentos, conhecidos como ;barrabravas; na Argentina, provocaram, no domingo (13/7), incidentes nos arredores do Obelisco de Buenos Aires, onde dezenas de milhares de pessoas saudavam sua seleção mesmo depois da derrota por 1 a 0 para a Alemanha na final da Copa do Mundo.
A confusão demorou algumas horas e deixou um balanço de 55 feridos, incluindo vários policiais, e mais de 50 detidos. Os incidentes transformaram a famosa Avenida 9 de Julho de Buenos Aires no centro de uma verdadeira batalha campal, indicou a imprensa argentina.
Dezenas de vândalos desafiaram a polícia, arremessando tudo o que encontravam pela frente, enquanto os agentes respondiam com balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e jatos d;água.
A grande maioria das pessoas que se reuniram neste centro emblemático das celebrações argentinas se dispersou após o início da confusão. Muitos até se diziam orgulhosos com a seleção de Alejandro Sabella.
Famílias com crianças tiveram que se refugiar em restaurantes ou entrar nos halls dos hotéis da área para se proteger do efeito do gás lacrimogêneo.