Mundo

Cem pessoas são detidas em onda de violência após derrota da Argentina

Ao todo, 70 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. A polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os torcedores violentos

Agência France-Presse
postado em 14/07/2014 10:27
Buenos Aires - Cem pessoas foram detidas e 70 ficaram feridas, uma delas em estado grave, nos incidentes em Buenos Aires e outras cidades após a partida em que a Argentina foi derrotada pela Alemanha por 1-0 na final da Copa do Mundo do Brasil. "Aconteceram 100 detenções nos incidentes nas proximidades do Obelisco", afirmou o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich.

Pedestre passa por restaurante de Buenos Aires destruído por torcedores violentos após o jogo de final da Copa do Mundo, quando a Argentina perdeu da Alemanha
Fontes médicas também anunciaram um balanço de 70 feridos. A polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os torcedores violentos, que atiraram pedras nos agentes, destruíram sinais de trânsito, quebraram vitrines e saquearam lojas. "Foram circunstâncias lamentáveis que mancharam as comemorações que aconteceram em toda Argentina, com manifestações espontâneas para celebrar um acontecimento importante, porque há 24 anos a seleção argentina não chegava à final", disse Capitanich.

[SAIBAMAIS]Cinquenta e cinco civis e 15 policiais foram hospitalizados. Um manifestante foi ferido por uma arma branca no pulmão e está em condição crítica, depois de ter passado por uma cirurgia. "Os demais apresentavam politraumatismos de distintas considerações, ferimentos com cortes no rosto e couro cabeludo e fraturas nas pernas", disse o diretor do Serviço de Emergências (SAME) da capital argentina, Alberto Crescenti.



Uma ambulância e um carro de emissora de televisão foram atingidos nos ataques. Os incidentes aconteceram durante a dispersão de centenas de milhares de manifestantes no Obelisco, a maioria famílias com crianças, para celebrar o vice-campeonato da Argentina no Mundial do Brasil-2014.

De acordo com Capitanich também foram registrados incidentes violentos em La Plata (60 km ao sul de Buenos Aires) e na cidade de Mar del Plata (400 km ao sul). De acordo com a imprensa local, um homem foi atingido por um tiro no pescoço em Mar del Plata durante uma discussão. Na manhã desta segunda-feira prosseguia a operação de limpeza ao redor do Obelisco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação