Mundo

Duas freiras e três órfãos são libertados no Iraque após sequestro

Nenhuma das vítimas está ferida

Agência France-Presse
postado em 14/07/2014 19:27
Kirkuk - Duas religiosas e três órfãos foram libertados nesta segunda-feira na cidade iraquiana de Mossul (norte), tomada por insurgentes sunitas, anunciou o patriarca da Igreja Caldeia no Iraque, Louis Sako.

[SAIBAMAIS]"Duas irmãs e três órfãos foram libertados hoje, em um dos bairros de Mossul", declarou o patriarca, acrescentando que não estão feridos e nenhuma quantia foi paga por sua libertação. Agora, os cinco estão na província de Dohuk, na região autônoma do Curdistão iraquiano, que foi em sua maioria poupada pelos episódios de violência que afetam várias áreas do país.



O patriarca não disse qual grupo sequestrou as freiras e os órfãos, mas Mossul foi a primeira cidade iraquiana a cair nas mãos dos insurgentes sunitas liderados pelos "jihadistas" do Estado Islâmico (EI) durante sua ofensiva avassaladora há um mês.

Antes da invasão americana de 2003, mais de um milhão de cristãos viviam no Iraque, a maioria em Bagdá. Devido à sangrenta escalada de violência, hoje esse grupo não passa de 400 mil pessoas no país. Muitos dos sobreviventes moravam, antes da ofensiva "jihadista", na província de Nínive, que tem Mossul como capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação