Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jean-Claude Juncker confirmado como presidente da Comissão Europeia

Apesar da relutância inicial, inclusive da chanceler alemã Angela Merkel, todos os líderes, de direita e esquerda, uniram-se progressivamente em torno da nomeação de Juncker


Juncker também afirmou que não acontecerão novas adesões ao bloco europeu nos próximos cinco anos, mas confirmou a continuidade das negociações com os países aspirantes, entre eles os dos Bálcãs ou a Turquia.

Veterano da política europeia

O ex-premiê de Luxemburgo e presidente do Eurogrupo é um veterano da política europeia de visão federalista.

Esta é precisamente a razão pela qual o primeiro-ministro britânico David Cameron se opôs à escolha, chegando a declarar que este era "um dia sombrio para a Europa, que pode enfraquecer os governos nacionais", durante uma coletiva de imprensa.

Apesar da relutância inicial, inclusive da chanceler alemã Angela Merkel, todos os líderes, de direita e esquerda, uniram-se progressivamente em torno da nomeação de Juncker.

A Comissão é o órgão mais importante das instituições europeias. Tem entre suas prerrogativas o quase monopólio da iniciativa legislativa, também é responsável pela aplicação das leis e vela pelo respeito dos tratados.

O organismo tem 28 comissários, um por Estado membro, e envolve todos os temas relacionados à UE. desde questões de concorrência até justiça, passando por agricultura, energia, política digital ou ajuda humanitária.